Nossas Dicas


Placa-mãe usada vale a pena? Veja o que ter atenção antes de comprar


 Placa-mãe usada vale a pena? Veja o que ter atenção antes de comprar
06 Dez 2016

A placa-mãe é um dos principais componentes de seu computador, pois é nela que se conectam todas as outras peças, como processador, memória, HD, placa de vídeo e outras. Alguns usuários, procurando economizar na hora de montar ou trocar a peça de um PC, acabam recorrendo à modelos de segunda mão.

Será que do ponto de vista técnico é realmente vantajoso comprar uma placa-mãe usada? Vamos listar aqui alguns fatores que você deve levar em consideração antes de comprar uma placa-mãe usada. 

Tempo de uso

Este é o primeiro fator que devemos avaliar antes de comprar uma placa-mãe usada. Quanto mais velha for a placa, mais rápido ela dará problema. O contrário também é verdade, quanto mais nova, mais tempo ela vai durar na sua mão.

Se você encontrar alguém vendendo um hardware desses com menos de um ano de uso, pode comprar. Porém, modelos que estejam dentro dos dois anos de vida também são seguros de serem adquiridos, pois dificilmente eles dão problemas. Acima disso, é bom avaliar a peça com mais cuidado. E é aí que entramos no próximo tópico.

A placa mãe tem que estar em bom estado de conservação. De tempos em tempos é necessário que se faça uma limpeza completa da placa, para retirar poeira e oxidação dos contatos. Caso o primeiro dono da peça não tenha feito as devidas limpezas, a placa irá acumular poeira e umidade nos contatos dos slots, formando a oxidação que, por sua vez, prejudicará a passagem da corrente elétrica.

Antes de comprar, veja se a placa está limpa e se todos os contatos estão intactos. Veja também se não há ferrugem, pois este é o primeiro sinal da ação do tempo e do mau uso. Se o primeiro dono tiver tomado os devidos cuidados com a sua placa, mesmo que ela tenha mais de três anos de idade, ainda assim ela estará completamente funcional.

Compatibilidade com o seu PC

Veja também se a placa-mãe é compatível com os outros componentes de seu PC, especialmente o processador. Confira se o soquete presente na placa é o mesmo que o seu processador utiliza. Observe se os slots de memória são no padrão de seus módulos de memória. Veja também os slots de expansão e analise se eles atendem suas necessidades.

Outro ponto interessante de se observar é saber se a placa-mãe caberá em seu gabinete. Algumas são bem maiores que o normal e, portanto, é bom averiguar antes da instalação. Enfim, veja se todos os seus componentes atuais poderão ser conectados à placa que você está querendo comprar.

Preço

Por fim, veja se o preço está adequado ao produto. Veja quanto aquela placa-mãe está custando nas lojas e compare com o preço pedido pelo vendedor particular. Não se esqueça de levar em conta fatores como tempo de uso e estado de conservação. Quanto mais velha for a placa, menor será o seu valor.

Se o preço estiver muito alto, talvez valha mais a pena adquirir uma placa-mãe nova na loja, com garantia e a certeza de que ela não dará nenhum problema tão cedo.



Reduza suas contas de
energia com nossas
soluções para residências,
empresas e agronegócio.

Solicite um orçamento