Nossas Dicas


Quer o laptop mais leve do Brasil? Modelo da Samsung S50 ultrafino, leve e portátil


Quer o laptop mais leve do Brasil? Modelo da Samsung S50 ultrafino, leve e portátil
14 Fev 2017

Para sanar a necessidade cada vez maior das pessoas que vivem na correria do dia a dia, exigem que alguns notebooks sejam mais leves, finos e rápidos. Mais leves e finos para caber sem muito transtorno em pastas, mochilas e bolsas, e rápidos para atender com eficiência às demandas mais urgentes.

São 1,34 centímetros de espessura e só 860 gramas, equipados com um processador Intel Core i7 de sexta geração, que atinge uma velocidade até 3,1 GHz, e 8 GB de memória RAM. Na descrição, o notebook ultrafino Style S50 da Samsung parece ser o computador dos sonhos. Ele é de fato excelente, mas é um pouco menos do que parece.

 

Resultado de imagem para s50 samsung

A marca coreana carro chefe dessa linha mais premium de notebooks da Samsung, no mercado brasileiro apontado como modelo de ponta, o que impressiona de cara é mesmo sua leveza e "finura", o design sofisticado do S50, todo produzido em liga de magnésio e na cor prata, complementa o formato compacto do aparelho. Olhando o notebook pelas laterais é de se impressionar como tantos componentes podem ser alocados em um espaço tão restrito e, o mais importante, sem superaquecer o equipamento. Na concorrência, quem chega perto disso é o Zenbook 3 da Asus, igualmente impressionante (1,19 cm, 910 g). Há ainda o Macbook Air da Apple (1,31 mm, 920 g) e o XPS 13 da Dell (1,5 cm, 1,29 kg).

Outra coisa interessante é que a tela chega a inclinar 180 graus, ficando no mesmo ângulo do teclado. Levando em conta a sua leveza, parece até um cartaz. O modelo traz ainda disco rígido de 256 GB SSD que, por ser mais rápido que os convencionais HDs SATA, abre o Windows 10 em menos de impressionantes 30 segundos.

A tela é de 13,3 polegadas LED Full HD também é ótima, e o teclado é retroiluminado, isto é, com luz por baixo das teclas, para uso noturno.

Nos testes, o computador ficou ligado (e exibindo vídeos) até esgotar a bateria e não houve problemas com aumento exagerado de temperatura. Até mesmo mesmo usar o aparelho apoiado nas pernas, por um longo período, não causa muito incômodo.

Em relação a conectores, o computador tem na lateral esquerda o conector de energia, uma entrada USB 3.0, um Micro HDMI e uma entrada Ethernet (o adaptador vem incluso). Já à direita, tem-se mais uma entrada USB 3.0, conector para fone de ouvido, uma porta para adaptador VGA (não incluso) e um sempre útil leitor de cartões de memória (localizado um pouco mais escondido).

Resultado de imagem para s50 samsung

Mas os problemas existem. O teclado é um deles. Ele segue o modelo americano, com poucos acentos, e não dá para adaptá-lo ao nosso padrão ABNT2, pois putros sinais também ficarão fora do lugar. O jeito é usá-lo em "Inglês - Internacional" para manter a interrogação e os acentos no lugar.

Componentes e Desempenho

Por dentro do S50, a Samsung promete duração de bateria de até 10h, e de apenas duas células (as maiores têm seis). antes de precisar recarregar. É claro que isso varia de acordo com a forma de uso. Nos testes, ao usar o notebook apenas para tarefas mais simples e que costumam fazer parte da rotina de alguns trabalhos, como: edição de textos, Internet, uso de redes sociais, assistir a vídeos menores e música, a duração média da bateria foi de 9 horas. Já para tarefas mais pesadas, e respeitando o limite das especificações técnicas do aparelho, como assistir a filmes e séries (na própria tela do notebook ou via cabo HDMI) e uso de softwares de edição de fotos, a duração da bateria teve uma média de 6 horas, o que é até ok para a maioria dos usos.

O Style S50 não é ideal para gamers exigentes ou quem trabalha com imagens. Sua placa de vídeo é integrada (HD Graphics 520), ou seja, fica dentro do chip i7 e usa parte da memória cache do processador para funcionar. Modelos com placas dedicadas são mais aptos para edição de vídeo.

Vale a pena comprar?

Antes de responder a essa pergunta é necessário entenderr que o S50 cumpre com o que ele se propõe a ser: um notebook prático de usar, leve e rápido. É claro o foco do aparelho em ser um “parceiro de trabalho” ou mesmo um computador para quem gosta ou precisa estar conectado, a qualquer momento, mas não quer levar um peso desnecessário na mochila. Tendo isso em mente, e também analisando o material usado no acabamento do computador, a presença de um SSD, processador mais avançado, dentre outros componentes organizados em um design super compacto, é “natural” que o preço sugerido (de R$ 6.499) seja considerado um pouco “salgado”. 

Por menos que isso é possível até comprar um Macbook Pro com configuração antiga ou um Dell com placa de vídeo dedicada Geforce. Mas ambos são modelos que pesam mais de 1,5 kg ou que lidam com o sistema operacional MacOS, no caso do Macbook.

Em resumo: se você quer um notebook fácil de usar, leve, rápido e - principalmente - tem condições de investir um pouco mais alto, vale a pena sim comprar o Samsung Style S50. É um computador que surpreende, mesmo tão compacto.

 

 

 

 

 

 



Reduza suas contas de
energia com nossas
soluções para residências,
empresas e agronegócio.

Solicite um orçamento