Nossas Dicas


Usar notebook no colo pode fazer mal a saúde? E ao aparelho?


Usar notebook no colo pode fazer mal a saúde? E ao aparelho?
23 Dez, 2016

Os notebooks se tornaram ferramentas essenciais em nosso dia-a-dia, ele está na lista dos aparelhos eletrônicos mais usados para trabalhar, para o lazer entre outras atividades.

Em todos os lugares é possível encontrar alguém usando um notebook, seja na praça, escritório, em casa, seja na sala ou até mesmo no quarto. No entanto o nosso maior costume é usar notebook no colo em qualquer lugar que estamos devido a sua versatilidade.

Os notebooks possuem bateria recarregável o que permite levá-lo para qualquer lugar depois de carregado, mas como apoiar um notebook em um local onde não há mesa? Muitas pessoas tem o costume de usá-lo no colo, no entanto elas desconhecem os riscos que isso pode oferecer para o notebook e também para a sua própria saúde.

Resultado de imagem para notebook no colo

Riscos à saúde de usar notebook no colo

Os notebooks realmente seriam excelentes se não fosse alguns fatores que podem causar riscos a nossa saúde e também a vida útil do notebook, tudo isso pelo o simples fato de usar notebook no colo.

  • Queimadura leve na pele: Esse é um dos riscos mais comuns, essas queimaduras leves ocorrem devido à radiação infravermelha, ou seja, o calor que o notebook gera.
  • Ferimentos: Normalmente esse tipo de computador possui bateria recarregável e geralmente são apoiados no colo para serem usados, no entanto devido a sua radiação, a temperatura do mesmo cresce e consequentemente a temperatura do corpo também aumenta podendo assim ocorrer a explosão do aparelho e ocasionar ferimentos no corpo da pessoa.
  • Atrofia: Usar notebook no colo também pode ocasionar atrofia dos nervos existentes nessa região do corpo, devido ao calor do mesmo.
  • Câncer de pele e outros: Quando temos o costume de usar constantemente o aparelho dessa forma, o calor excessivo pode ocasionar queimaduras, alterações de pigmentação, ceratoses e por fim gerar câncer de pele.
  • Baixa produção de espermatozoides: O calor gerado pelo o notebook pode também, impedir a geração de espermatozoides.

Mas qual a temperatura pode oferecer riscos à saúde? Normalmente a temperatura de um notebook é inferior a 45 ºC, no entanto quando temos o costume de usar notebook no colo essa temperatura pode elevar e se tornar superior a 45 ºC, o que leva a esses riscos.

Riscos ao aparelho de usar notebook no colo

Se observarmos as orientações do fabricante notaremos que eles não advertem quanto essa forma de uso, embora quando usamos no colo pode ocorrer alguns problemas no aparelho como por exemplo.

  • Descarregamento rápido da bateria: Esse é um dos principais riscos que você pode ter ao usar notebook no colo, pois quando usamo-lo no colo, normalmente a bateria fica em contato direto com a nossa pele, que por sua vez também puxa energia, favorecendo assim o descarregamento rápido.
  • Explosão do aparelho: Esse risco é pouco comum, no entanto, devemos ficar atentos quando usamos notebook no colo, pois quando a temperatura é excedida o aparelho pode chegar a explodir causando danos ao aparelho e também a sua saúde.
  • Queima do aparelho: O superaquecimento pode fazer com que seu notebook venha parar de funcionar, normalmente o superaquecimento pode ser ocasionado por usar ele no colo, exposto a luz solar ou até mesmo deixá-lo muito tempo conectado na tomada.

Mas como evitar esses problemas? Se você não quer correr o risco de perder seu notebook e ainda causar danos a sua saúde, evite usar notebook no colo, sempre que for usá-lo, procure apoia-lo em um local seguro desde que não esteja em contato com sua pele, assim você estará livre desse risco.