Nossas Dicas


Vírus e antivírus: o que é e como se proteger


Vírus e antivírus: o que é e como se proteger
23 Nov 2016

As falhas de segurança digital causam preocupação para empresas e usuários comuns. Devido ao volume de pessoas que utilizam a Internet, muitas desconhecem os riscos que existem e informações pessoais acabam sendo expostas. Ou seja, a navegação é feita de maneira insegura e dando oportunidade para criminosos cometerem fraudes, como violação de privacidade e roubos de contas bancárias. Mantenha sua conexão protegida dessas ameaças utilizando práticas de prevenção e auxílio de softwares de segurança como antivírus e monitoramento em tempo real de malware e invasão.
O que é o vírus de computador?
Inicialmente desenvolvido para causar danos em computadores, o vírus é um software de código malicioso com capacidade de se replicar. Entretanto, os vírus nem sempre apresentam uma ameaça direta e mesmo de forma inativa ou escondida podem utilizar grandes quantidades de recursos do seu sistema operacional. O computador pode ficar extremamente lento e permitir que hackers instalem worms e cavalos de tróia com intuito de roubar informações pessoais, logins, senhas e até fotos.
 
Worms
Os worms procuram por brechas na segurança do sistema operacional e dos aplicativos ou exploram erros na rede, sendo capazes de se autocopiarem em locais totalmente acessíveis. São facilmente propagados através de anexos de e-mails, links web, redes de sociais, e serviços de nuvem.
Como tirar vírus do Facebook? Veja a dica!
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Cavalo de tróia
Conectar seu computador à Internet e perder o controle sobre ele é possível se você for vítima de um cavalo de tróia, programa malicioso utilizado para executar ações não autorizadas pelo usuário, como copiar, excluir, alterar e bloquear dados. Os trojans, como também são conhecidos, não possuem capacidade de se replicarem e são instalados no PC por algum vírus ou baixados da Internet ao clicar em algum link que leve para um site malicioso e infectado.
O cavalo de tróia é altamente perigoso. Um computador que esteja executando este tipo de programa se torna vulnerável a ataques hackers, dando livre acesso para roubo de informações, como dados de contas bancárias, cartões de debito e crédito cadastrados em sistemas de pagamento eletrônico.
Não é só seu computador que está em risco
Os hackers usam vários métodos para roubar informações de dispositivos, e-mails e redes sociais. Como exemplo de tipo de invasão, temos o golpe CryptoLocker, um ransomware trojan com capacidade de “sequestrar” arquivos e em seguida cobrar um resgate por, no mínimo, R$ 2 mil. 
O "vírus sequestrador" criptografa arquivos e, em troca de pagamento, o hacker entrega para vítima uma chave para fazer o desbloqueio. Mesmo pagando o “resgate” de seus dados, não há garantias.
Com algumas medidas de segurança é possível prevenir e proteger qualquer dispositivo que se conecte a Internet e também as suas contas de e-mails e perfis em redes sociais de todos os tipos.
 
 
Mudança de hábito
É necessário ficar atento aos links que aparecem nas páginas que você está navegando, aos arquivos que deseja baixar, como vídeo, música e programas de sites sem reputação constatada e instalação de aplicativos de fontes não confiáveis.
Mantenha os softwares atualizados
Um programa desatualizado que está instalado no computador pode ser uma porta aberta para o vírus, por isso, é essencial que o sistema operacional e demais programas estejam instalados com a última versão. 
Kits e Listas: Os melhores antivírus grátis para PC
Mantenha sempre as atualizações automáticas ativadas, elas são importantes para corrigir falhas no sistema. Os aplicativos de segurança e antivírus para celular também precisam estar instalados com a última versão, evite baixar apps de fontes desconhecidas em formato APK, por exemplo.
Kits e Listas: Os melhores antivírus grátis para Android 
Seu roteador também é alvo
O roteador também é alvo de hackers, principalmente os que possuem senha padrão do aparelho - aquele que veio na instalação e não foi trocada. Na Internet é possível conseguir uma lista dos fabricantes de roteadores com suas respectivas senhas e logins padrões. Nunca deixe a senha padrão no seu roteador e utilize senhas longas que misture letras, números e símbolos.
Especial: Vírus do roteador o que é, como se instala e quais são os sintomas
Um tipo de invasão em roteadores é o man-in-the-middle, em que o hacker se aproveita das falhas de segurança, acessa e modifica as configurações dos servidores DNS (Domain Name System) redirecionando todo o trafego da Internet para servidores falsos que exibem sites também falsos.
Segurança nos smartphones e tablets
Os sistemas operacionais dos dispositivos mobile possuem padrões de segurança que ajudam a manter as informações de seus usuários protegidas. Use uma senha ou PIN para evitar que seu aparelho seja acessado por qualquer pessoa, oculte as senhas para não exibi-las enquanto digita, não instale apps de fontes desconhecidas, mantenha os aplicativos atualizados e não se conecte em redes Wi-Fi abertas.
 
referencia: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/06/virus-e-antivirus-o-que-e-e-como-se-proteger.html



Reduza suas contas de
energia com nossas
soluções para residências,
empresas e agronegócio.

Solicite um orçamento